CONHEÇA O SETOR ELÉTRICO
ENTENDA SUA CONTA
INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS E NOVIDADES

Quer diminuir a conta de luz? No Rio, basta ajudar na reciclagem

Quer diminuir a conta de luz? No Rio, basta ajudar na reciclagem

 


Garrafas, embalagens, latas, papéis, jornais velhos e até óleo de cozinha usado... Já imaginou usar o lixo da sua casa para pagar a fatura de luz? No Rio de Janeiro, isso já é possível. Desde 2011, clientes da Light na capital fluminense podem acumular descontos e até zerar a conta ao levarem materiais recicláveis a dez ecopontos da companhia distribuídos pela cidade.


Trata-se do Light Recicla, programa sustentável de geração de renda que troca resíduos recicláveis por bônus na fatura. Desde o início do programa, já foram concedidos aproximadamente R$ 1 milhão em descontos nas contas de energia de 16 mil clientes cadastrados. Em Botafogo, na zona sul, um morador da comunidade Dona Marta que aderiu à iniciativa passou quatro anos consecutivos sem pagar um centavo na conta de energia.

Para participar é simples: o consumidor vai até o ecoponto mais próximo de casa, com a conta de luz em mãos, e se cadastra. A partir daí, ele recebe um cartão e, toda vez que entrega seus resíduos recicláveis no ecoponto, ganha um bônus na próxima fatura de energia.


Cada material tem um valor tabelado e calculado por peso. Por exemplo, um quilo de latinhas de alumínio vale, em média, R$ 3. O peso total é convertido em um crédito no cartão do cliente, que é acumulado de um mês para o outro. Ele pode levar material reciclável quantas vezes quiser e, a cada pesagem, ganha um novo desconto.


O bônus pode ser recebido na própria conta de energia ou ser doado, 50% ou 100% dele, para a conta de luz de uma das 52 instituições sociais cadastradas no programa. Escolas, condomínios residenciais e empresas também podem participar do Light Recicla. Até o momento, já são 90 os condomínios e 19 as escolas públicas e privadas participantes.


Resutados do Light Recicla


Nos últimos sete anos, a Light – uma das distribuidoras mais antigas do Brasil, que fornece energia elétrica para cerca de 4 milhões de pessoas, em 31 municípios fluminenses – reciclou, por meio dessa iniciativa, 8 mil toneladas de resíduos sólidos como metais, plásticos, papéis, vidros, além de óleo de cozinha. Com isso, foram economizados 35.608,70 MWh de energia, o suficiente para abastecer 178,4 mil residências com consumo médio de 200 KWh por mês.


O programa da Light contempla o tripé da sustentabilidade, que inclui os aspectos social, ambiental e econômico. Isso porque incentiva a população a tratar os resíduos, dissemina a cultura de preservação do meio ambiente e ainda gera renda, ao permitir que o cliente pague menos pela energia consumida.


Além disso, o Light Recicla também contribui com a limpeza urbana, reduzindo o volume de lixo a ser recolhido e, consequentemente, os gastos do governo com o provimento desse serviço público.


Por todos esses aspectos, o programa já ganhou seis prêmios nacionais e um internacional, o Engie Brasil de Inovação 2015, na categoria relações comerciais e com o cliente. Além disso, o Light Recicla é citado como exemplo de programa e ação para as comunidades, no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Rio de Janeiro.


Saiba mais sobre o Light Recicla


 Light

VER TODAS
Receba nossa newsletter
Para receber novidades e conteúdos exclusivos, preencha o formulário.
Obrigado pelo seu cadastro. Você receberá um e-mail de confirmação em instantes. Se não receber, lembre de conferir a pasta de lixo eletrônico.
CONTATO
SCN - Quadra 02 - Bloco D - Torre A
Sala 1101 - Edifício Liberty Mall
CEP: 70712-903 - Brasilia - DF - Brasil
abradee@abradee.org.br

Tel.: 55 61 3326 1312
Fax: 55 61 3031-9327