CONHEÇA O SETOR ELÉTRICO
ENTENDA SUA CONTA
INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS E NOVIDADES

A força da energia eólica

A força da energia eólica

A energia eólica consiste no aproveitamento direto das correntes de ventos para o acionamento de turbinas conectadas a geradores elétricos. De forma semelhante ao que ocorre em uma usina elétrica, a força dos ventos é responsável pela realização do trabalho mecânico nas pás da turbina eólica (energia cinética), a qual é transformada em energia elétrica por meio do gerador.


Esse tipo de aproveitamento teve um crescimento mundial vertiginoso nos últimos anos, dado que a capacidade instalada cresceu mais de 1000% nos últimos 10 anos. Os argumentos favoráveis à energia eólica são muitos: trata-se de energia limpa, segura, perene e barata, com preços compatíveis aos de uma usina hidrelétrica.


Uma questão importante a se compreender em relação à energia eólica é que ela é uma fonte intermitente, pois está submetida à presença dos ventos. Sendo assim, um país não poderia depender exclusivamente de geradores eólicos, pois, como sabemos, ainda não é economicamente viável armazenar energia elétrica (nem os ventos) para regularizar a produção. Portanto, a geração eólica tem que ser combinada com outra fonte de energia firme para suprir sua falta quando não houver vento.


Confira também outras fontes de energia:


A energia fotovoltaica e a Geração Distribuída


A importância das hidrelétricas

VER TODAS
Receba nossa newsletter
Para receber novidades e conteúdos exclusivos, preencha o formulário.
Obrigado pelo seu cadastro. Você receberá um e-mail de confirmação em instantes. Se não receber, lembre de conferir a pasta de lixo eletrônico.
CONTATO
SCN - Quadra 02 - Bloco D - Torre A
Sala 1101 - Edifício Liberty Mall
CEP: 70712-903 - Brasilia - DF - Brasil
abradee@abradee.org.br

Tel.: 55 61 3326 1312
Fax: 55 61 3031-9327