CONHEÇA O SETOR ELÉTRICO
ENTENDA SUA CONTA
INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS E NOVIDADES

Nelson Leite: 'as distribuidoras de energia estão sempre inovando'

Nelson Leite: 'as distribuidoras de energia estão sempre inovando'

 


A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) acaba de lançar seus novos canais de comunicação voltados para o público em geral. Nesta entrevista, Nelson Fonseca Leite, presidente da instituição, explica os objetivos da iniciativa Energia Sempre com Você.


Qual o objetivo da Abradee ao lançar a iniciativa Energia Sempre com Você e seus canais de divulgação?


Nelson Fonseca Leite – O principal objetivo é levar ao público informações de qualidade e fácil entendimento sobre o sistema elétrico. Estamos em um período de mudanças tecnológicas muito intenso. As distribuidoras de energia estão introduzindo no sistema uma série de inovações, como a digitalização das redes e a geração distribuída (GD). Ao mesmo tempo, o consumidor está ganhando um maior protagonismo, graças à possibilidade de gerar sua própria energia.


O cenário é muito positivo. Inúmeras possibilidades estão se abrindo, com potencial para trazer enormes benefícios à população. Mas se trata de um período de transição e, naturalmente, surgem algumas dúvidas e necessidades de ajustes. Na área de GD, por exemplo, o modelo atual instituído pela Resolução Normativa nº 482 da Aneel é pouco transparente em relação aos subsídios que estão sendo concedidos. Nós desejamos que o consumidor saiba exatamente qual é o destino dos valores que ele paga na conta de luz. A Abradee acredita que a transparência é fundamental para que a sociedade possa fazer as escolhas certas nesse período de transformação tecnológica.

Como o setor de elétrico, em especial o segmento de distribuição, tem evoluído nos últimos anos e como isso impacta o consumidor?


Nelson Fonseca Leite – A distribuição de energia elétrica é o serviço público mais universalizado do País. Ela alcança 99,8% da população brasileira, com índice de satisfação que supera os 76%. O setor representa 3,7% do PIB do País, gera mais de 200 mil empregos e investe, anualmente, R$ 16 bilhões.


As distribuidoras de energia estão sempre inovando para garantir um serviço da mais alta qualidade. Um exemplo disso está na própria evolução das fontes renováveis de energia. São as redes de distribuição que viabilizaram, por exemplo, o enorme crescimento da geração eólica no Nordeste, onde essa modalidade chega a representar, em determinados períodos do ano, mais de metade da oferta de energia na região. Todo esse esforço impacta o consumidor na medida em que ele passa a contar com um fornecimento de energia estável e confiável, 24 horas por dia, de matriz energética cada vez mais renovável.


Para o futuro, o investimento das distribuidoras vai trazer ainda mais benefícios. A digitalização das redes viabilizará novas formas de cobrança e de acompanhamento das contas pelos usuários, agilizará os serviços de manutenção e dará ao consumidor um maior protagonismo. As distribuidoras também terão um papel de protagonismo na eletrificação das cidades, com a ampliação dos veículos elétricos e a criação de serviços inteligentes para controlar e otimizar a infraestrutura das cidades.


O cenário futuro é de crescimento e otimismo. Para que isso se concretize, esperamos que, a partir de 2019, sejam realizados os aperfeiçoamentos regulatórios que o setor elétrico tanto necessita.


Leia também


Geração Distribuída 2.0: uma nova aurora


Subsídios tarifários têm prazo de validade?


 

VER TODAS
Receba nossa newsletter
Para receber novidades e conteúdos exclusivos, preencha o formulário.
Obrigado pelo seu cadastro. Você receberá um e-mail de confirmação em instantes. Se não receber, lembre de conferir a pasta de lixo eletrônico.
CONTATO
SCN - Quadra 02 - Bloco D - Torre A
Sala 1101 - Edifício Liberty Mall
CEP: 70712-903 - Brasilia - DF - Brasil
abradee@abradee.org.br

Tel.: 55 61 3326 1312
Fax: 55 61 3031-9327