Vídeo: Copel inaugura eletrovia paranaense com 11 estações

Copel, em parceria com a Itaipu Binacional, finalizou as instalações de postos de recargas que formam a maior eletrovia do Brasil, com 730 quilômetros de extensão, ligando o Porto de Paranaguá às Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Ao todo, são 11 eletropostos espalhados ao longo de toda BR-277, que cruza o Estado.

Os eletropostos já estão em funcionamento em Paranaguá, Curitiba, Palmeira, Fernandes Pinheiro, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Ibema, Cascavel, Matelândia e Foz do Iguaçu.

No total, foram investidos R$ 5,5 milhões. Cada eletroposto tem 50 kVA (kilovoltampere) de potência – o equivalente a dez chuveiros elétricos ligados ao mesmo tempo – e três tipos de conectores, próprios para atender os modelos de carros elétricos ou híbridos disponíveis no Brasil.

As estações são todas de carga rápida e gratuita: gasta-se entre meia e uma hora para carregar 80% da bateria da maioria dos carros elétricos.

A eletrificação automotiva segue tendências da indústria automobilística internacional e atende ao Acordo de Paris, que exige novas soluções de geração e consumo de energia baseadas em fontes renováveis e tecnologia sustentável.

Neste vídeo, Antonio Guetter, diretor da Copel Distribuição, explica o projeto.

Conteúdo Relacionado

O consumidor que utiliza energia solar deixa de pagar vários itens da tarifa de luz
> Hoje a mini e micro geração distribuída estão sustentáveis. Chegou o momento de revisar
O Brasil tem muitos desafios. E para enfrentar todos eles, uma coisa é indispensável: energia. Energia
> O futuro sustentável e justo para o País demanda uma matriz de energia diversificada
Para que o País saiba o quanto, onde e como precisa investir nas fontes de