Fortaleza debate o futuro da energia no Sendi 2018

O futuro da energia estará em pauta na capital cearense, entre os dias 20 e 23 deste mês. Fortaleza será o palco do Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi 2018). O objetivo do evento, realizado a cada dois anos, é promover a troca de experiências entre as empresas e fomentar a inovação. Este ano, mais de 900 trabalhos técnicos foram inscritos para serem apresentados durante a programação, abrangendo desde novos modelos de negócios e eficiência energética até o relacionamento com os clientes.

Além dos trabalhos técnicos, o Sendi traz na sua programação uma série de atividades ligadas à inovação. Estão previstas demonstrações de carros elétricos, além de dois “demodays”, agendas reservadas para apresentações, ou “pitchs”, de startups. As 30 empresas selecionadas terão a oportunidade de expor suas soluções para as maiores companhias de energia do País. Por sua vez, as distribuidoras terão acesso a ideias inovadoras, que podem passar a fazer parte dos seus portfólios. Será realizado, ainda, um “hackathon”, uma maratona de desenvolvimento focada em programação de redes.

O termo “hackathon” deriva das palavras “hack”, que significa programar de forma excepcional, e “marathon” (maratona). A ideia é reunir, durante um ou mais dias, um grupo de empreendedores, visionários e apaixonados por tecnologia, com o objetivo de criar soluções coletivamente. Neste ano, uma novidade em relação ao hackathon do Sendi foi a realização de uma série de “hackdays”, espécie de minimaratonas, ao longo do ano. Essas maratonas são boas oportunidades para desenvolver talentos. Além da experiência, o participante também pode ganhar prêmios e receber apoio para o desenvolvimento do seu projeto.

Mas, sem dúvida, as maiores emoções do Sendi estão reservadas para o VII Rodeio Nacional de Eletricistas. Trata-se de uma competição de destreza e habilidade entre equipes de todas as concessionárias do Brasil. Os participantes devem realizar tarefas de manutenção e instalação no menor tempo possível e sem cometer nenhuma infração de segurança. Ganha quem for mais eficiente e obedecer aos regulamentos de qualidade.

O Sendi, um dos maiores eventos do setor de energia do País, acontece desde 1962. A escolha de Fortaleza como sede também é emblemática. Desde 2008, quando a cidade do Recife recebeu a festa, o evento não era realizado na região Nordeste. A expectativa para este ano é de que o Sendi receba cerca de 4 mil pessoas. Além do seminário, os participantes também terão a oportunidade de conferir a Exposendi, uma área reservada para exposição de produtos e apresentação de fornecedores. As inscrições ainda estão abertas.

Conteúdo Relacionado

As distribuidoras de energia, por meio da ABRADEE, apresentaram ao Ministério de Minas e Energia
O Ministério da Economia desenvolveu um documento que esclarece as grandes questões sobre a Mini
A EPE, Empresa de Pesquisa Energética, é uma empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas
A Matriz Energética brasileira é formada predominantemente por fontes renováveis, mas as fontes não renováveis
DERIVADOS DO PETRÓLEO Os derivados do petróleo, sejam eles em estado sólido ou líquido, são