Indicadores de duração e frequência das quedas de energia apontam melhora na qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras

Indicadores de duração (DEC) e frequência (FEC) nas interrupções de energia elétrica no último ano apontam para uma melhora nos serviços prestados pelas distribuidoras. Segundo foi divulgado este mês pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em 2018, o resultado para o DEC foi o menor valor histórico e quase atingiu o nível regulatório de 12,72. Para a ABRADEE a melhora nos indicadores reforça o compromisso do segmento no aprimoramento permanente dos serviços prestados aos consumidores. “É fruto de gestão, de investimentos nas redes e de capacitação dos nossos colaboradores”, observa o presidente da entidade, Nelson Leite.

 

Em 2018, a duração das interrupções (DEC) contou com uma redução de 10,45% em relação a 2017. O serviço prestado pelas distribuidoras permaneceu disponível por 99,8% do tempo (média Brasil) e os consumidores ficaram 12,85 horas em média sem energia.

 

Já a frequência [FEC] das interrupções também apresentou melhora em 2018, com uma queda de 12,56% em relação ao ano anterior. A redução foi de 8,20 interrupções em 2017 para 7,17, em média, por consumidor em 2018.

 

Entenda melhor o indicador- Conforme regulamenta a Aneel, o DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) indica o número de horas em média que um consumidor fica sem energia elétrica durante um período, geralmente mensal. Já o FEC (Freqüência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) indica quantas vezes, em média, houve interrupção na unidade consumidora. Os indicadores são apurados pelas distribuidoras e enviados periodicamente para a Agência para verificação da continuidade do serviço prestado, representando, respectivamente, o tempo e o número de vezes que uma unidade consumidora ficou sem energia elétrica para o período considerado.

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