As empresas de distribuição e a Responsabilidade Socioambiental

A responsabilidade socioambiental das organizações fomenta práticas que envolvem a relação da empresa com o meio ambiente e com toda a sociedade. Parte da premissa de que zelar pelo meio ambiente é uma responsabilidade de todos: governo, empresas e cidadãos. A cultura organizacional das empresas tem internalizado cada vez mais a responsabilidade socioambiental, e no setor elétrico não tem sido diferente.

As empresas de distribuição de energia elétrica têm adotado práticas em seus processos de gestão que visem contribuir para um mundo melhor para todos, mais sustentável e humano. Neste sentido, a Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica, a Abradee, realiza há duas décadas o Prêmio Abradee, em parceria com o Instituto Ethos, o Instituto Innovare de Pesquisa, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

A iniciativa que está em sua 21ª edição, tem como objetivo fomentar e incentivar as melhores práticas entre as empresas de distribuição de energia, na busca permanente pela melhoria da qualidade na prestação do serviço público de energia elétrica à sociedade brasileira.

O Prêmio Abradee é elaborado por meio de apuração de dados ao longo do último ano, com a colaboração das concessionárias associadas. As dimensões de avaliação são: Satisfação do Cliente; Responsabilidade Socioambiental; Gestão Operacional; Qualidade da Gestão e Gestão Econômico-Financeira.

Em recente entrevista, a diretora-adjunta de Gestão para o Desenvolvimento Sustentável do Instituto Ethos, Ana Lúcia de Melo Custódio, falou da constante evolução pelo qual as empresas de distribuição de energia têm passado nessa área. Ela afirma que essas empresas encontram soluções de sustentabilidade que se tornam referências para outras empresas, inclusive de outros setores.

Nesta edição do Prêmio Abradee duas distribuidoras brasileiras foram premiadas por suas boas práticas de Responsabilidade Socioambiental, a CPFL Santa Cruz e RGE. Segundo o presidente do conselho da RGE, Luiz Henrique Ferreira, as empresas estão muito preocupadas com a responsabilidade socioambiental pelo fato não só da preservação do meio ambiente, mas também das condições sociais sustentáveis para que a empresa possa existir em um ambiente cada vez mais sustentável e seguro.

Conteúdo Relacionado

A energia do futuro em debate no Sendi 2018

O futuro do setor de energia esteve em pauta no Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi 2018), realizado em Read more

Plantio das árvores certas pode ajudar a energia nas cidades

Quem vê na rua uma quaresmeira coberta de flores rosas ou púrpuras, mal imagina que essa bela árvore da Mata Read more

Quer diminuir a conta de luz? No Rio, basta ajudar na reciclagem

Garrafas, embalagens, latas, papéis, jornais velhos e até óleo de cozinha usado... Já imaginou usar o lixo da sua casa Read more

Geladeira, lava-louças… Em breve você saberá quem é o vilão da conta

Quanto exatamente sua lava-louças gasta de energia? E a geladeira? Não é fácil fazer esse cálculo manualmente. Mas a CPFL Energia – Read more

Investimento em pessoas garante inovação na gestão

Inovação significa apostar em tecnologia e em processos. Mas, acima de tudo, está ligada ao investimento em pessoas. Foi trabalhando Read more