Fontes Convencionais Não Renováveis
DERIVADOS DO PETRÓLEO
Os derivados do petróleo, sejam eles em estado sólido ou líquido, são utilizados para a geração de energia elétrica por meio das chamadas termelétricas. Em resumo, a geração pode ocorrer de 2 maneiras: a partir do uso do calor da queima, em ciclos térmicos a vapor, ou a partir da queima direta do combustível, em centrais motogeradoras.
Dentre os derivados de petróleo mais utilizados na geração termelétrica, destacam-se o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o óleo diesel e o óleo combustível. Mundialmente, os derivados de petróleo são usualmente utilizados em usinas termelétricas complementares, acionadas em horários de pico ou em momentos de interrupção para manutenção dos sistemas convencionais. Os termogeradores também são usados para fornecer energia a sistemas isolados de rede elétrica ou em áreas remotas.
GÁS NATURAL
O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos encontrada no subsolo, podendo ou não estar associada ao petróleo. O principal componente químico do gás natural é o metano , assim como ocorre com o biogás. O aproveitamento do gás natural para produção de energia elétrica pode ser dada pela geração exclusiva de energia elétrica ou pela cogeração, que engloba também a utilização do calor em processos industriais.
A cadeia de produção do gás natural se inicia na sua exploração, seguindo para a explotação, que é a construção de infraestrutura para operação e perfuração do poço, produção, processamento, transporte e, por fim, a distribuição, que é a entrega do gás natural para o consumidor final.
ENERGIA NUCLEAR
A energia nuclear é aquela proveniente de uma reação nuclear, ou seja, de um processo de transformação de núcleos atômicos. Existem duas tecnologias de aproveitamento de energia nuclear: a fisão nuclear, que é o processo pelo qual ocorre uma reação em cadeia de fissões nucleares e a fusão nuclear, a partir do qual núcleos de um elemento são fundidos para formar outro elemento.
Apesar de muito complexa sob o ponto de vista do controle das reações nucleares, a geração de eletricidade é obtida por meio de uma tradicional máquina a vapor, de forma muito parecida com o que ocorre nas termelétricas. A reação nuclear libera quantidades muito grandes de calor, que é aproveitado para transformar a água em vapor e, por meio do trabalho mecânico, fazer girar uma turbina acoplada mecanicamente a um gerador elétrico.