Veículos elétricos e as estradas do Brasil

Fazer uma viagem de veículo elétrico já é uma realidade no Brasil e em breve os quilômetros de eletrovias irão aumentar. As distribuidoras de energia do País estão investindo na construção de postos de carregamento e hoje já são diversas cidades interligadas com eletropostos a disposição da população.

A maior eletrovia do Brasil possui 730 quilômetros de extensão e liga o Porto de Paranaguá às Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Ao todo, são 11 eletropostos espalhados ao longo de toda BR-277, que cruza o Estado. Essa eletrovia é fruto de uma parceria da Copel com a Itaipu Binacional. Os eletropostos estão em funcionamento em Paranaguá, Curitiba, Palmeira, Fernandes Pinheiro, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Ibema, Cascavel, Matelândia e Foz do Iguaçu.

Cada eletroposto tem 50 kVA (kilovoltampere) de potência e três tipos de conectores, próprios para atender os modelos de veículos elétricos ou híbridos disponíveis no Brasil. As estações são todas de carga rápida e gratuita: gasta-se entre meia e uma hora para carregar 80% da bateria da maioria dos veículos elétricos.

Também já é possível viajar, partindo de Florianópolis, pelas praias de Santa Catarina, passar por Blumenau, no Vale do Itajaí, até chegar a Joinville no norte do Estado. Desde 2018, a Celesc Distribuição instalou 7 eletropostos ao longo de todo esse importante trajeto do Estado.

As estações contam com equipamentos inteligentes que conectam o veículo à rede elétrica e coordenam seu carregamento, contabilizando a energia consumida e transmitindo informações ao usuário por um aplicativo no celular. Dessa forma, o motorista ou ciclista pode percorrer cerca de 300 quilômetros de estradas em Santa Catarina, em um meio de transporte movido exclusivamente a eletricidade.

Com unidades em Florianópolis, Porto Belo, Araquari, Joinville e Blumenau, o “corredor elétrico” da Celesc é um dos maiores em extensão do país e foi desenvolvido em parceria com a Fundação Certi.

Recentemente, a EDP e a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Senai, inauguraram, na praia de Camburi, em Vitória (ES), o primeiro posto de carregamento rápido de veículos elétricos. No total, o projeto prevê instalar sete postos no Espírito Santo. Além de Vitória, as cidades de Cachoeiro do Itapemirim, Venda Nova do Imigrante, Guarapari, Linhares, São Mateus e Nova Venécia também receberão os postos de recarga de veículos elétricos.

Cada unidade permitirá o abastecimento simultâneo de dois automóveis, no sistema de recarga rápida, em apenas 30 minutos é possível carregar 80% da bateria. Com plugues universais, a rede capixaba de eletropostos beneficiará também os proprietários de veículos híbridos que optarem por rodar apenas no modo elétrico.

Já a CPFL Energia investiu R$ 17 milhões na construção de um laboratório real sobre veículos elétricos e instalou 25 eletropostos, sendo oito em locais públicos em Campinas (SP), dois nas Rodovias Anhanguera e Bandeiras, na altura de Jundiaí (SP), e 15 em locais privados para avaliação de diferentes perfis de uso. Com isso, foi consolidado entre Campinas/Jundiaí/São Paulo o primeiro corredor intermunicipal para esses veículos no Brasil, com pontos de recarregamento públicos em ambos os sentidos (Capital – Interior).

A eletrificação automotiva segue tendências da indústria automobilística internacional e atende ao Acordo de Paris, que exige novas soluções de geração e consumo de energia baseadas em fontes renováveis e tecnologia sustentável. E as distribuidoras de energia elétrica brasileiras estão investindo em conhecimento e em infraestrutura para abrir caminho ao futuro da mobilidade elétrica.

Conteúdo Relacionado

Related Post
Setor elétrico caminha em direção ao avanço tecnológico, avaliam CEOs

MAURICIO GODOI, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DO RIO DE JANEIRO (RJ) Enquanto o mercado nacional discute a modernização do setor elétrico, Read more

Projeto inovador usa nanotecnologia para captar gases em câmaras subterrâneas

A Light está desenvolvendo um catalisador para ser instalado no interior das câmaras, que vai capturar e neutralizar gases formados Read more

Como funciona um veículo elétrico

O futuro traz uma nova forma de mobilidade automobilística - a mobilidade elétrica. De acordo dados do estudo "Global Electric Read more

P&D sobre mobilidade elétrica atrai R$ 616 milhões em investimentos

Por Canal Energia Wagner Freire O programa de pesquisa e desenvolvimento para mobilidade elétrica recebeu 38 propostas de mais de Read more

China constrói a maior usina de geração de energia a partir de lixo do mundo

PROJETO ARQUITETÔNICO DA USINA ENERGÉTICA, QUE TEM PREVISÃO DE CONCLUSÃO DAS OBRAS EM 2020 (FOTO: SHL ARCHITECTS) Época Negócios Online Read more