Self-healing: Investimentos em modernização e mais comodidade ao consumidor
A primeira pergunta que fazemos quando a luz acaba: será que vai demorar pra voltar? Você sabia que já existem equipamentos que dinamizam este processo fazendo com que o reestabelecimento da energia se dê de maneira automática?
A companhia elétrica Light já tem instalando nas linhas de distribuição aéreas, sistemas de auto- configuração (self-healing) que permitem a realização da auto-recomposição de circuitos elétricos, sem a interferência humana. Em casos de interrupções no fornecimento de energia, estes sensores inteligentes ajudam a restringir, ao máximo, o número de clientes que ficam sem luz na área do defeito e já conseguiram reduzir em 22% o tempo de restabelecimento de energia para estes clientes (DEC).
A Light já possui cerca de 200 equipamentos do projeto self-healing instalados em toda a sua área de concessão. O dispositivo fica dentro da caixa instalada no poste e ao sinal de qualquer defeito, ele toma decisões para restringir a área com problema evitando que outros circuitos sejam afetados.