Em SC, 300 km de estradas já têm postos para carros elétricos

Imagine viajar, partindo de Florianópolis, pelas belas praias de Santa Catarina, desviar para uma visita a Blumenau, no Vale do Itajaí, e cair na estrada de novo até chegar a Joinville, a maior cidade catarinense, no norte do Estado. Tudo isso sem gastar uma gota de combustível. Imaginou? Pois isso já é possível: desde 2018, a Celesc Distribuição instalou sete eletropostos ao longo todo esse importante trajeto do Estado.

 

Por enquanto, a recarga pode ser feita nos estabelecimentos de forma totalmente gratuita. A distribuidora catarinense, porém, estuda a implementação de um modelo de negócios para os eletropostos que, com a tendência de aumento no mercado dos veículos elétricos, converteram-se em uma tendência mundial não só para o setor de transportes, mas também para o de energia.

 

As estações contam com equipamentos inteligentes que conectam o veículo à rede elétrica e coordenam seu carregamento, contabilizando a energia consumida e transmitindo informações ao usuário por um aplicativo no celular. Dessa forma, o motorista ou ciclista pode percorrer cerca de 300 quilômetros de estradas em Santa Catarina, em um meio de transporte movido exclusivamente a eletricidade.

Com unidades em Florianópolis, Porto Belo, Araquari, Joinville e Blumenau, o “corredor elétrico” da Celesc é um dos maiores em extensão do país. Ele foi desenvolvido em parceria com a Fundação Certi e recebeu, em 2018, o prêmio Fritz Müller, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, na categoria Controle da Poluição Atmosférica.

Vantagens dos veículos elétricos

Silenciosos e eficientes, os veículos elétricos estão se tornando cada vez mais populares no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Eles são similares aos comuns, exceto pelo fato de que funcionam com eletricidade, como celulares e outros dispositivos a bateria.

Os veículos elétricos são considerados o futuro no setor automobilístico e, mesmo em seus modelos híbridos (que vêm com dois motores, um tradicional e um elétrico), emitem muito menos gases nocivos ao meio ambiente do que os veículos comuns, movidos pela combustão de gasolina, álcool ou diesel.

Conteúdo Relacionado

Fortaleza debate o futuro da energia no Sendi 2018

O futuro da energia estará em pauta na capital cearense, entre os dias 20 e 23 deste mês. Fortaleza será Read more

Abradee amplia canais de comunicação com o público geral

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) está lançando, nesta semana, uma série de canais de comunicação voltados Read more

Projeto leva luz a população de áreas isoladas do Pantanal

Entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, uma área de aproximadamente 150 mil quilômetros quadrados, abundante em água e Read more

O que são smart grids? (você vai gostar da resposta)

As redes inteligentes de energia, conhecidas como smart grids, já utilizadas no Brasil por grandes clientes industriais e comerciais, prometem revolucionar Read more

Em SC, 300 km de estradas já têm postos para carros elétricos

Imagine viajar, partindo de Florianópolis, pelas belas praias de Santa Catarina, desviar para uma visita a Blumenau, no Vale do Read more