Em SC, 300 km de estradas já têm postos para carros elétricos
Imagine viajar, partindo de Florianópolis, pelas belas praias de Santa Catarina, desviar para uma visita a Blumenau, no Vale do Itajaí, e cair na estrada de novo até chegar a Joinville, a maior cidade catarinense, no norte do Estado. Tudo isso sem gastar uma gota de combustível. Imaginou? Pois isso já é possível: desde 2018, a Celesc Distribuição instalou sete eletropostos ao longo todo esse importante trajeto do Estado.
Por enquanto, a recarga pode ser feita nos estabelecimentos de forma totalmente gratuita. A distribuidora catarinense, porém, estuda a implementação de um modelo de negócios para os eletropostos que, com a tendência de aumento no mercado dos veículos elétricos, converteram-se em uma tendência mundial não só para o setor de transportes, mas também para o de energia.
As estações contam com equipamentos inteligentes que conectam o veículo à rede elétrica e coordenam seu carregamento, contabilizando a energia consumida e transmitindo informações ao usuário por um aplicativo no celular. Dessa forma, o motorista ou ciclista pode percorrer cerca de 300 quilômetros de estradas em Santa Catarina, em um meio de transporte movido exclusivamente a eletricidade.
Com unidades em Florianópolis, Porto Belo, Araquari, Joinville e Blumenau, o “corredor elétrico” da Celesc é um dos maiores em extensão do país. Ele foi desenvolvido em parceria com a Fundação Certi e recebeu, em 2018, o prêmio Fritz Müller, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, na categoria Controle da Poluição Atmosférica.
Vantagens dos veículos elétricos
Silenciosos e eficientes, os veículos elétricos estão se tornando cada vez mais populares no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Eles são similares aos comuns, exceto pelo fato de que funcionam com eletricidade, como celulares e outros dispositivos a bateria.
Os veículos elétricos são considerados o futuro no setor automobilístico e, mesmo em seus modelos híbridos (que vêm com dois motores, um tradicional e um elétrico), emitem muito menos gases nocivos ao meio ambiente do que os veículos comuns, movidos pela combustão de gasolina, álcool ou diesel.