Vídeo | Entenda o setor elétrico e a geração distribuída

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/L5bDpK1UcBU” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>

energia elétrica torna nossa vida muito mais confortável e nos conecta com o mundo. Ela tem um papel fundamental em nosso cotidiano e abastece o comércio, os serviços, a indústria e o campo.

 

A distribuição de energia elétrica atende a 99,8% das residências. É o serviço público com maior cobertura de atendimento à população, graças a milhões de quilômetros de uma rede de distribuição gerenciada 24 horas por dia, 365 dias por ano.

 

Geração distribuída

 

A energia solar tem um papel importante nesse sistema e está crescendo cada vez mais, com o apoio e participação das distribuidoras.

 

Ela é uma fonte limpa e renovável. Usinas solares em todo o país já produzem energia que abastece diversas regiões.

 

Além disso, algumas residências e empresas estão instalando placas solares em seus telhados ou terrenos. Elas entregam a energia excedente ao sistema elétrico pelas redes das distribuidoras durante o dia, quando o sol está a pino. Depois, durante a noite, recebem a energia das outras fontes de geração do sistema, por meio das mesmas redes elétricas.

 

Isso se chama geração distribuída.

 

Mesmo com as placas solares, todos ainda precisam das redes das distribuidoras, tanto para entregar seu excedente, quanto para ter abastecimento nos momentos em que a placa solar não está funcionando, como à noite ou em dias nublados.

 

E, como todos usam a rede, todos devem dividir igualmente a responsabilidade de pagar pelo serviço prestado pelas redes.

 

Veja neste vídeo como o setor funciona. Entenda também o que é geração distribuída e o que precisa ser feito para aperfeiçoar esse mecanismo.

Conteúdo Relacionado

O consumidor que utiliza energia solar deixa de pagar vários itens da tarifa de luz
> Hoje a mini e micro geração distribuída estão sustentáveis. Chegou o momento de revisar
O Brasil tem muitos desafios. E para enfrentar todos eles, uma coisa é indispensável: energia. Energia
> O futuro sustentável e justo para o País demanda uma matriz de energia diversificada
Para que o País saiba o quanto, onde e como precisa investir nas fontes de