A força da energia eólica
A energia eólica consiste no aproveitamento direto das correntes de ventos para o acionamento de turbinas conectadas a geradores elétricos. De forma semelhante ao que ocorre em uma usina elétrica, a força dos ventos é responsável pela realização do trabalho mecânico nas pás da turbina eólica (energia cinética), a qual é transformada em energia elétrica por meio do gerador.
Esse tipo de aproveitamento teve um crescimento mundial vertiginoso nos últimos anos, dado que a capacidade instalada cresceu mais de 1000% nos últimos 10 anos. Os argumentos favoráveis à energia eólica são muitos: trata-se de energia limpa, segura, perene e barata, com preços compatíveis aos de uma usina hidrelétrica.
Uma questão importante a se compreender em relação à energia eólica é que ela é uma fonte intermitente, pois está submetida à presença dos ventos. Sendo assim, um país não poderia depender exclusivamente de geradores eólicos, pois, como sabemos, ainda não é economicamente viável armazenar energia elétrica (nem os ventos) para regularizar a produção. Portanto, a geração eólica tem que ser combinada com outra fonte de energia firme para suprir sua falta quando não houver vento.