A força da energia eólica

A força da energia eólica

 

A energia eólica consiste no aproveitamento direto das correntes de ventos para o acionamento de turbinas conectadas a geradores elétricos. De forma semelhante ao que ocorre em uma usina elétrica, a força dos ventos é responsável pela realização do trabalho mecânico nas pás da turbina eólica (energia cinética), a qual é transformada em energia elétrica por meio do gerador.

Esse tipo de aproveitamento teve um crescimento mundial vertiginoso nos últimos anos, dado que a capacidade instalada cresceu mais de 1000% nos últimos 10 anos. Os argumentos favoráveis à energia eólica são muitos: trata-se de energia limpa, segura, perene e barata, com preços compatíveis aos de uma usina hidrelétrica.

Uma questão importante a se compreender em relação à energia eólica é que ela é uma fonte intermitente, pois está submetida à presença dos ventos. Sendo assim, um país não poderia depender exclusivamente de geradores eólicos, pois, como sabemos, ainda não é economicamente viável armazenar energia elétrica (nem os ventos) para regularizar a produção. Portanto, a geração eólica tem que ser combinada com outra fonte de energia firme para suprir sua falta quando não houver vento.

Conteúdo Relacionado

MAURICIO GODOI, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DO RIO DE JANEIRO (RJ) Enquanto o mercado nacional discute
A Light está desenvolvendo um catalisador para ser instalado no interior das câmaras, que vai
O futuro traz uma nova forma de mobilidade automobilística - a mobilidade elétrica. De acordo
Por Canal Energia Wagner Freire O programa de pesquisa e desenvolvimento para mobilidade elétrica recebeu
Fazer uma viagem de veículo elétrico já é uma realidade no Brasil e em breve