A importância da responsabilidade social para o crescimento sustentável no setor elétrico

É um fato continuamente observado que as empresas do setor de distribuição de energia elétrica, além de adotarem boas práticas de gestão, encontram soluções de sustentabilidade que se tornam referências para outras concessionárias de energia, bem como para empresas de outros setores, assim explica Ana Lúcia, diretora do Instituto Ethos, sobre o movimento de mudança que tem sido verificado no setor elétrico nos últimos anos.

Nessa entrevista a diretora-adjunta de Gestão para o Desenvolvimento Sustentável do Instituto Ethos, Ana Lúcia de Melo Custódio, fala sobre o importância da agenda de responsabilidade social e sustentabilidade no setor elétrico.

Considerando o papel fundamental que a energia elétrica tem para um futuro sustentável. Qual a importância da parceria com o Instituto Ethos para o setor elétrico?

A agenda de responsabilidade social para a sustentabilidade propõe às empresas uma nova maneira de pensar o desenvolvimento de seus produtos e serviços. As empresas de distribuição de energia, desde os primeiros anos da parceria com o Instituto Ethos, foram desafiadas a rever suas práticas de negócio à luz dos princípios e compromissos de responsabilidade social que assumiram. E isso tem evoluído constantemente, na medida em que há maior amadurecimento da sociedade sobre as questões e das próprias empresas sobre como podem minimizar o risco de suas operações para a saúde e segurança da população, reduzir os potenciais impactos no meio ambiente, e ampliar sua contribuição socioambiental de forma positiva.

As empresas do setor de distribuição de energia elétrica desenvolvem ações voltadas às melhores práticas. Qual a importância destas ações para o aprimoramento dos serviços prestados ao consumidor?

Essas ações levam à busca de maior satisfação dos clientes e ao empenho em prestar o serviço de modo a garantir o acesso seguro à energia elétrica. As empresas, a partir de uma visão de sustentabilidade, também contribuem ao orientar sobre situações de risco para saúde e segurança do cliente e ao estimular o uso consciente e sustentável de energia, fomentando o uso de tecnologias mais eficientes e, também, estimulando o uso de fontes alternativas de energia.

Quais mudanças estão sendo verificadas no movimento de responsabilidade social e sustentabilidade, nos últimos anos, no setor elétrico?

Essas empresas se destacam setorialmente em função de seu compromisso e liderança em sustentabilidade. É um fato continuamente observado que as empresas do setor de distribuição de energia elétrica, além de adotarem boas práticas de gestão, encontram soluções de sustentabilidade que se tornam referências para outras concessionárias de energia, bem como para empresas de outros setores.

Nos últimos anos, em função dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), as empresas mais uma vez se destacam por buscar orientar seus negócios à luz de metas globais, que foram pensadas para acelerar o desenvolvimento de soluções para questões globais relacionadas à sustentabilidade. Mais uma vez mostram pioneirismo e liderança, tão necessários para conseguirmos reais avanços.

Como é realizada a avaliação das empresas de distribuição do setor elétrico?

As empresas respondem um questionário de avaliação adaptado para o setor (a primeira adaptação setorial dos Indicadores Ethos, os Indicadores Ethos-Abradee). E as finalistas são convidadas a apresentar evidências em um processo de avaliação que conta com a expertise da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A empresa, dessa forma, consegue ter uma verificação externa do que desenvolve, com o apontamento do que pode aperfeiçoar. Fomos observando, com o passar dos anos, um aperfeiçoamento muito consistente das empresas, independentemente da região do país em que atuavam. Esse método anual de avaliação para reconhecimento público permite, ainda, que as empresas sejam continuamente estimuladas a progredir na adoção de boas práticas de responsabilidade social e sustentabilidade.

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