Renováveis se destacam em leilão

O desenvolvimento tecnológico tem ampliado a eficiência e garantido a expansão das fontes de energia renováveis que ajudarão o planeta a diminuir os impactos ambientais e a construir um novo futuro de prosperidade e crescimento sustentável. E o Brasil se destaca como um dos países com a matriz elétrica mais limpa do mundo. São quase 80% desta matriz composta por fontes limpas como hídrica, solar, eólica e biomassa. Uma diversidade importante não só para o meio ambiente, mas para a própria sustentabilidade do sistema elétrico brasileiro, pois a complementariedade entre estas e as demais fontes que abastecem o nosso país garantem segurança e estabilidade ao suprimento de energia que vai para as residências, comércios, escolas, hospitais, indústrias e campo.

No último leilão de energia realizado pelo governo no dia 18 de outubro, o A-6, as distribuidoras de energia elétrica contratam mais de 2.979 MW de potência de energia provenientes destas fontes, como eólica e solar. Foram contratados 91 empreendimentos de geração, sendo 27 projetos hidrelétricos, entre eles usinas, pequenas centrais (PCHs) e centrais geradoras, 44 usinas eólicas e 11 usinas solares fotovoltaicas, além de 9 usinas térmicas, das quais 6 movidas a biomassa e 3 movidas a gás.

Com esse resultado expressivo, o leilão permitirá a redução do custo da energia para distribuidoras e consumidores finais. E o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, comemorou os números alcançados: “A nova realidade do Brasil é essa. Menos subsídios cruzados e cada fonte de energia sendo competitiva com seus reais atributos”. Assim, as novas fontes renováveis estão transformando o segmento de geração, reduzindo o impacto ambiental e ao promovendo a diversidade na matriz energética.

Conteúdo Relacionado

A cultura e a escola formam um binômio potente para a criação de uma nova
Chamado de Energia do Futuro, o projeto da Neoenergia implantará o sistema DSO (Distribution System
A responsabilidade socioambiental das organizações fomenta práticas que envolvem a relação da empresa com o
É um fato continuamente observado que as empresas do setor de distribuição de energia elétrica,
Eficiência energética e Sustentabilidade são as linhas de atuação dos projetos das empresas Neoenergia, Enel