Com projetos de empreendedorismo e sustentabilidade, distribuidoras brasileiras de energia elétrica recebem Prêmio ODS Brasil Pacto Global 2019

Eficiência energética e Sustentabilidade são as linhas de atuação dos projetos das empresas Neoenergia, Enel e CPFL Energia que foram reconhecidos no Prêmio ODS Pacto Global. As duas companhias foram premiadas nessa iniciativa que valoriza as melhores práticas do país inspiradas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às ações alinhadas à agenda global de sustentabilidade. A realização é da Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU)

O Prêmio ODS Rede Brasil do Pacto Global contou com mais de 800 inscritos, sendo que foram escolhidos 36 finalistas. Os critérios para a escolha dos cases foram criados pela consultoria PwC, que também auditou todo o processo. Uma banca avaliadora independente definiu os finalistas e vencedores.

NEOENERGIA

A Neoenergia venceu na categoria Parcerias/Grandes Empresas. A empresa participou com o case Ações Educativas de Eficiência Energética, por meio do projeto Festival Tô Ligado na Energia e da parceria com Carlinhos Brown na utilização dos personagens infantis Paxuá e Paramim, criados pelo músico.
O projeto educativo “Aventuras Eletrizantes de Paxuá e Paramim”, que faz parte do Programa de Eficiência Energética das Distribuidoras regulado pela Aneel, foi desenvolvido na Coelba, Celpe, Cosern e Elektro, com informações para as crianças sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica. Uma ideia criativa para ampliar as formas de comunicação de um conteúdo específico. O Festival é realizado em Pernambuco e Rio Grande do Norte pela WWF Brasil e na Bahia pela Rede Bahia de Comunicação.

ENEL BRASIL

A ENEL Brasil recebeu o prêmio com projeto Enel Compartilha Empreendedorismo, na categoria Prosperidade do prêmio. O projeto da companhia ENEL Brasil apresenta a metodologia de Criação de Valor Compartilhado e engloba uma série de ações voltadas ao empoderamento local das comunidades nas quais atua, focando, principalmente, no ODS #8, que trata do “Trabalho Decente e Crescimento Econômico”. As iniciativas do Enel Compartilha Empreendedorismo contemplam, entre outros temas, a formação de redes e associações produtivas comunitárias; abordam temas ligados ao meio ambiente, destacando ações de reuso, reciclagem e descarte de resíduos; e promovem a economia circular, contribuindo para a inclusão social, o empoderamento feminino e a geração de renda às comunidades.

CPFL

A CPFL Energia levou o troféu na categoria Grandes Empresas, com o case do Living Lab (laboratório vivo), projeto de implantação e teste das tecnologias inovadoras do setor elétrico no bairro de Barão Geraldo, em Campinas (SP),

A premiação reconheceu o impacto da iniciativa para a proteção do meio ambiente contra a degradação, sobretudo por meio da produção e consumo sustentáveis de energia elétrica e da gestão equilibrada dos recursos naturais. Por meio da iniciativa, a CPFL Energia avalia os benefícios e desafios de soluções relacionadas a mobilidade elétrica, geração solar fotovoltaica, armazenamento de energia e redes inteligentes para o ecossistema, os consumidores e o setor energético.

Conteúdo Relacionado

A cultura e a escola formam um binômio potente para a criação de uma nova
O desenvolvimento tecnológico tem ampliado a eficiência e garantido a expansão das fontes de energia
Chamado de Energia do Futuro, o projeto da Neoenergia implantará o sistema DSO (Distribution System
A responsabilidade socioambiental das organizações fomenta práticas que envolvem a relação da empresa com o
É um fato continuamente observado que as empresas do setor de distribuição de energia elétrica,